Com a Semana Nacional, a Igreja quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido colocada em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso, é fundamental um olhar atento dirigido à família, patrimônio da humanidade.
O contexto atual exige da nossa ação evangelizadora um profundo ardor missionário para ajudar as famílias a não perderem de vista a sua missão primordial de ser a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade.
A família participa decisivamente no desenvolvimento da sociedade. É o lugar privilegiado para forjar no coração do homem os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis.
O que fazer de especial na Semana Nacional da Família?
Contamos com a criatividade das comunidades.
Contudo, indicamos algumas sugestões: as escolas poderão trabalhar sobre a realidade e os valores da família.
As comunidades poderiam, além de intensificar a oração nas e pelas famílias, promover estudos e palestras sobre os valores das famílias ou outros temas de interesse.
Importante também seria apresentar testemunhos de casais, de famílias, jovens e religiosos/as.
Os filhos poderiam promover uma serenata para os pais.
Celebração eucarística com a presença de todos os casais que nesse ano celebram as bodas.
Vigília pelas famílias nas comunidades; adoração ao Santíssimo em prol das famílias; procissão luminosa onde será rezado o terço pelas famílias, fórum da família; peça teatral com o tema: “Família, pessoa e sociedade”; missa de encerramento em ação de graças pelas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário