FILME BÍBLICO SEMANAL

" Vinde Comigo e Eu farei de vós pescadores de homens "

Curti a nossa a página no facebook

Fotos com Mensagens Bíblicas

Deixe o seu comentário sobre o nosso blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Educar para o respeito à vida


Educar para o respeito à vida

Que planeta queremos deixar para nossos filhos? E que tipo de filhos deixaremos para o planeta? São perguntas que nos fazem parar e refletir qual o nosso papel, enquanto família, na formação da consciência ambiental de nossas crianças, para que cresçam amando e preservando a natureza.

A Campanha da Fraternidade deste ano traz à tona estas questões. Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22), a campanha nos convoca a refletir e a agir em favor do planeta e lembra a responsabilidade que cabe à família na formação de cidadãos conscientes.

Esse caminho passa, necessariamente, pela educação ambiental, que engloba conceitos como desenvolvimento sustentável e consumo consciente. A escola é, sem dúvida, o local onde as crianças vão aprender a cuidar e a valorizar o planeta, porém a família tem um papel fundamental na formação permanente da consciência ecológica.

Mas será que os pais estão realmente mais preocupados em agir de maneira mais sustentável e de orientar seus filhos? “As pessoas já sabem que a paz não se encontra nos shoppings e sim, na relação com familia e amigos. Sabem ainda que são importantes ações como o consumo consciente e a reciclagem do lixo. Mas é preciso que elas tomem atitudes práticas e iniciem um processo de mudança”, afirma Angelica Berenice de Almeida, pedagoga e educadora ambiental da Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo. “E é através do exemplo e do diálogo que os pais podem ensinar essas questões aos seus filhos”, esclarece a educadora.

A pedagoga Glacilda Pinheiro Côrrea, diretora de formação da Umapaz, faz coro e lembra que para isso, outro elemento é essencial. “As famílias precisam ter mais tempo para educar seus filhos. Como ensinar o respeito à natureza se os próprios pais não respeitam seus filhos, dando a eles o tempo que precisam?”

Despertar o consumo consciente nas crianças é algo que os pais podem e devem fazer. É um dos hábitos saudáveis que visam evitar desperdícios dos recursos naturais e geram menos lixo, além da conscientização da questão econômica, pois estabelece uma relação mais racional com o uso do dinheiro. Mas esta não é uma tarefa fácil, já que os pequenos estão expostos a uma publicidade cada vez mais agressiva e com uma só mensagem: “consumir”.

Diálogo e exemplo - Segundo Angélica, trata-se de um trabalho diário e deve ser iniciado com crianças desde muito cedo. “Através do diálogo, os pais podem questionar com seus filhos os valores passados pela publicidade. Refletir por exemplo, se é realmente necessário comprar, a todo momento, um celular novo. E ainda, ensinar a eles que não estamos sós no mundo e sim fazemos parte de uma teia da vida, junto a outros seres vivos que merecem nosso respeito”, sugere a educadora.

Para manter esse diálogo, não é necessário ser radical. Especialistas ensinam que os resultados positivos aparecem através das pequenas atitudes. Com certeza, um caminho bem eficiente para que os filhos criem hábitos saudáveis é ter o exemplo dos pais para seguir. Também é preciso explicar desde cedo a elas a diferença entre o “ser” e o “ter” e ensiná-las a evitar o desperdício: colocar no prato apenas o que vai comer e reaproveitar os alimentos. Outros hábitos saudáveis que podem ser adquiridos por toda a família são: doar brinquedos para outras crianças, customizar roupas e ensinar a separação de materiais para reciclagem.

Estimular a criatividade dos filhos incentivando-os a desenvolver uma relação de carinho com a natureza, é mais um caminho a ser tomado. Para isso, o mais indicado é aproveitar oportunidades do próprio cotidiano; um exemplo é ensinar o ciclo da água por meio da chuva, explicar de onde vem as verduras e frutas que comemos ou mostrar os pequenos animais e falar da importância que têm para que a natureza se mantenha em equilíbrio. “ As gerações anteriores pensavam que eram os seres mais importantes do planeta. Felizmente, hoje, as crianças já entendem melhor que o ser humano é apenas mais um na rede da vida e que um passarinho solto no parque é mais feliz do que um que esteja preso na gaiola”, lembra Angélica.

Ensine seu filho a amar a natureza:


Crie oportunidades para as crianças tocarem, cheirarem e sentirem árvores, sementes, flores, folhas, grãos de areia e de terra. Explique que tudo faz parte da mãe natureza.

*Apresente aos seus filhos diferentes animais e plantas. Para isso, leve-os a zoológicos, bosques, fazendas e sítios.

*Faça com eles atividades de plantio e ajude-os a compreender como é importante cuidar bem da muda para que a planta cresça e se desenvolva. Uma hortinha de temperos, como
manjericão, orégano, salsinha, é fácil de cuidar e cabe em pequenos vasos.

*Ensine seus filhos a não desperdiçar papel, usando sempre os dois lados da folha, para desenhar, escrever etc.Na hora do banho, seja breve. E ensine o mesmo a eles.

*Dialogue com a criança a importância de comprar somente o que for importante e necessário.

*Ensine seus filhos a jamais jogar qualquer lixo na rua.


Rosangela Barboza


*Matéria publicada na Revista Família Cristã, edição de março de 2011










Acompanhe-nos;







pastoral_da_catequese@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP DAS 10 Postagens + populares em nosso blog

Acompanhe-nos;