FILME BÍBLICO SEMANAL

" Vinde Comigo e Eu farei de vós pescadores de homens "

Curti a nossa a página no facebook

Fotos com Mensagens Bíblicas

Deixe o seu comentário sobre o nosso blog

sábado, 31 de julho de 2010

A voz profética no meio do povo

A voz profética no meio do povo

O verdadeiro profeta é aquele que questiona a realidade presente à luz da Palavra de Deus. É, pela sua coragem de questionar a situação presente e vislumbrar um futuro diferente para o seu povo, que os profetas sempre exerceram atração fascinante, pois anunciam o projeto maravilhoso de Deus. Muitos chegam até a confundir o profeta com o adivinhador do futuro. Basta olharmos no sucesso que, atualmente, obtém toda a sorte de “técnicos” futurológicos: astrólogos, videntes, cartomantes e tantos outros. Quantas pessoas pautam sua vida em função do que dizem esses “especialistas” que dão resultados com relação ao futuro.

Frequentemente, a palavra do profeta é usada nesses ambientes para fazer valer as militâncias de horóscopos e adivinhações. Outros chegam a pensar que eles ensinavam coisas absolutamente novas. Porém, a palavra do profeta deve ser encarnada nestes ambientes como forma de encarnar na história a Palavra de Deus. A voz do profeta, no entanto, não deve ser deformada ou confundida com outra coisa: “Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão” (Ex 20,2; Dt 5,6). Portanto, profeta é aquele que se inspira na ação libertadora do Deus e, a partir daí, analisa a situação presente e mostra o projeto de Deus para o futuro do seu povo.

Como vimos os profetas são pessoas profundamente comprometidas com o projeto de Deus. Suas ações estão inseridas nas realidades sofridas e concretas de cada ser humano. Ou seja, a força do trabalho de cada profeta consiste no esforço e no impulso de ajudar o povo de Deus a sair de realidades bloqueadas por enumeras dificuldades do dia-a-dia. Nesse sentido, o papel do profeta na vida da Igreja consiste em testemunhar a todas as pessoas o projeto de Cristo. O profeta é justamente o homem que serve de intermediário nessa comunicação entre Deus e o homem. Isto é o que supõe o profetismo bíblico.

A vos profética no meio do povo é sinal de esperança e de coragem para o todo povo de Deus. As atividades do profeta variam de acordo com seus ouvintes e com o momento histórico em que ele vive. Sua atividade tem por objetivo o anúncio de esperança, para encorajar e estimular o povo em seus ideais. Essa forma de evangelização ajuda o povo de Deus a recuperar a sua própria identidade com Deus. Nesse sentido, os livros proféticos testemunham a vida e atividade de homens que possuem fé profunda e vigorosa; homens que procuram levar o povo a um relacionamento sempre renovado, aberto, duradouro e responsável com o Deus. Por fim, que os profetas de hoje (e sacerdotes) nos ajudem a continuar este caminho com fé e esperança; e que a chave de leitura seja sempre o testemunho de vida a nos ajudar a ir mais adiante em nossa relação com Deus.

Por Roni Hernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP DAS 10 Postagens + populares em nosso blog

Acompanhe-nos;