FILME BÍBLICO SEMANAL

" Vinde Comigo e Eu farei de vós pescadores de homens "

Curti a nossa a página no facebook

Fotos com Mensagens Bíblicas

Deixe o seu comentário sobre o nosso blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

O catequista, elo de uma grande história

Você foi chamado para a tarefa da catequese. Você entra, assim, numa longa história de homens e mulheres chamados a anunciar e testemunhar o Deus que a nos se revela na Bíblia.

A iniciativa de comunicar Deus é encabeçada pelo próprio Deus. Num dia distante, quando a Criação já estava concluída, Deus dialoga com Adão e Eva (cfr. Gn 3,7-8), com homens justos como Noé (cfr. Gn 6,9-22), Abraão (cfr. Gn 6,12) e os demais Patriarcas (Isaac, Jacó). Mais tarde, aproxima-se de Moisés (cfr. Ex 3) e o chama para que se ponha a frente de um povo, o povo escolhido, ao qual quer revelar-se progressivamente. Durante a longa marcha do povo escolhido ate o tempo da plenitude, o nascimento de Jesus, Deus enviou profetas que foram comunicando ao povo o que Ihes inspirava (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Amós e outros).

Deus promete um salvador. Leia o capítulo 5 do livro do profeta Miquéias.

Também os capítulos 54 e 55 do profeta Isaías, e o capítulo 33 de Jeremias, versículos 15-22.

O ponto culminante dessa imensa cadeia de revelação de Deus aos homens nós o encontramos em Jesus de Nazaré. Um dia na sinagoga, explicando a Escritura, proclamou-o com toda a clareza:

“Foi a Nazaré, onde tinha crescido. Num sábado, entrou na sinagoga, como era de seu costume, e se levantou para fazer a leitura. Foi-lhe apresentado o livro do profeta Isaías, que ele abriu, dando com a passagem onde esta escrito: "0 Espírito do Senhor esta sobre mim; porque ele me consagrou com o óleo para levar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista; dar liberdade aos oprimidos, e proclamar o ano da graça do Senhor.” Enrolou o livro, que entregou ao ajudante e se assentou.Na sinagoga todos olhavam atentamente para ele. Jesus começou a falar-lhes: “ Hoje se cumpre esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.” ( Luc 4,16-21)

Cumprida sua missão, Jesus encomenda a seus discípulos a tarefa de continuar fazendo o que Ele fez de anunciar por todo o mundo o Evangelho que havia proclamado: “ Ide por todo o mundo proclamando a Boa Nova a toda humanidade” ( Mc 16,15)

Você começa a participar desse mandato e envio de Jesus. Vai realizá-lo a partir da comunidade cristã em que vive e professa a sua fé, quer dizer a partir da Igreja particular ou diocese a que sua comunidade pertence.

A missão de anunciar o Evangelho é tarefa da Igreja “ Universal” católica que se realiza de maneira concreta no espaço e no tempo da Igreja particular e local.

E tão importante anunciar o Evangelho hoje, o anúncio do Evangelho hoje é ainda prioridade e fundamental, pois muitos não conhecem a pessoa, a vida, a obra de salvação de Jesus em suas vidas. O diretório geral para a catequese diz: “O anúncio do Evangelho e da Eucaristia são as duas colunas sobre as quais se edifica e em torno das quais se reúne a Igreja particular. Como a Igreja universal, também essa "existe para evangelizar" (DGC 218).

( continuaremos nosso bate papo sobre esta linda vocação SER Catequista)



Pe.Emílio Carlos Mancini+

Pároco Divino Espírito Santo

Matão/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP DAS 10 Postagens + populares em nosso blog

Acompanhe-nos;